sábado, 1 de março de 2014

Detentos são encontrados mortos em penitenciárias de SP

Detentos são encontrados mortos em penitenciárias de SP

  • Direto de Araçatuba
A secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo confirmou nesta sexta-feira que dois detentos que cumpriam pena em duas penitenciárias de Lavínia, no interior do Estado, foram encontrados mortos. As circunstâncias das mortes não foram esclarecidas, mas podem estar ligadas ao tráfico de drogas e ao acerto de contas. As duas penitenciárias são controladas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). 

As mortes ocorreram na tarde de terça-feira, na P-1, e na madrugada de quinta-feira, na P-2, mas só foram reveladas nesta sexta-feira. A SAP informou que abriu sindicância interna para apurar as causas e comunicou o fato à Polícia Civil e à Vara de Execuções Criminais.

Segundo nota distribuída pela secretaria, Odair José da Silva, que cumpria pena na P-2, morreu na terça-feira, quando, por volta das 13h, os presos do pavilhão avisaram os agentes que Silva precisava de atendimento com urgência, pois estaria passando mal. “Ele foi prontamente encaminhado ao setor de enfermaria, onde a médica de plantão constatou que ele não apresentava sinais vitais. O médico legista atestou a morte por causa indeterminada”, diz o comunicado da secretaria.

A outra morte ocorreu na madrugada de quinta-feira. O preso Luís Carlos Paschoal, que cumpria pena na P-1, estava sozinho numa das celas do pavilhão de enfermaria, quando foi encontrado morto. A SAP não doube informar os motivos da internação do detento, mas agentes disseram que ele teria passado mal na tarde anterior. A suspeita é que ele teria sido assassinado por colegas com o chamado "gatorade", o coquetel da morte, feito com uma mistura de cocaína, viagra e água. Segundo a SAP, o detento estava recolhido ao pavilhão, onde ele pernoitava sozinho. A certidão de óbito consta causa indeterminada e doença prévia, mas não explica qual doença seria essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário